As mudanças climáticas aumentam a deficiência de selénio

Uma equipa de cientistas suíços alerta que as mudanças no clima podem levar à diminuição do conteúdo de selénio nos solos agrícolas, um micronutriente essencial para a saúde humana, problema que afecta principalmente a Europa.

Estima-se que cerca de 1 bilião de pessoas em todo o mundo obtêm muito pouco selénio, um micronutriente essencial para a saúde. Cientistas suíços alertam que a situação pode piorar, com base em modelos da mudança climática que revelam como as alterações futuras no clima e no solo podem reduzir os níveis de selénio nas colheitas agrícolas.

A Europa é o continente mais afectado
Os cientistas verificaram que a deficiência de selénio pode estar a aumentar à medida que as mudanças climáticas contribuem para a redução do conteúdo de selénio no solo. Ou seja, cerca de 66% das terras agrícolas perderiam selénio, alertando que as áreas agrícolas da Europa e algumas partes dos Estados Unidos seriam as mais atingidas. Esta situação iria agravar o problema actual que se verifica a nível mundial, onde uma em cada sete pessoas não ingere selénio suficiente.

Adicionar selénio aos fertilizantes
A grande questão é: como se pode garantir que as pessoas de todo o mundo obtêm selénio suficiente para se manterem saudáveis? Na Finlândia, o governo introduziu o enriquecimento obrigatório de selénio nos fertilizantes em meados da década de 1980, de forma a aumentar o teor de selénio nas plantações. Essa estratégia, na verdade, melhorou os níveis de selénio da população finlandesa. No entanto, existem desvantagens neste método. Nem todo o selénio adicionado aos fertilizantes é absorvido pelas plantas e, como o selénio é um mineral escasso, a ciência acredita que as reservas globais de selénio irão esgotar-se em menos de 40 anos. Portanto, podemos escolher uma estratégia que dê resposta a essa limitação.

Suplementos podem ser a melhor opção
Uma forma segura de garantir a ingestão adequada de selénio é optar por um suplemento com levedura de selénio orgânico, que é a melhor fonte de selénio para o organismo absorver e sintetizar.
A levedura de selénio orgânico – SelenoPrecise – tem uma absorção documentada de 88,7% e 74% é verdadeiramente sintetizado, mostrando que tem boa biodisponibilidade.

Enzimas dependentes de selénio
Os seres humanos têm 25-30 diferentes enzimas dependentes de selénio chamadas selenoproteínas, que não podem funcionar adequadamente sem selénio. Estas selenoproteínas são responsáveis ​​por funções biológicas tais como:

  • Defesa imunitária
  • Função da tiróide (metabolismo)
  • Proteçcão celular
  • Reprodução (fertilidade)

Leia mais aqui