Damos extrema importância ao nosso aspecto, e é por isso que ter unhas quebradiças e cabelo espigado pode ser muito desagradável. A alimentação tem um papel mais importante do que se imagina, e há dois nutrientes em especial que importa conhecer.
Pode haver várias razões para o cabelo e as unhas começarem a dar problemas e a mostrar sinais de desequilíbrio. Um factor muito importante – e que pode ser corrigido – é a alimentação. Muitos nutrientes de que dependemos para um bom estado de saúde geral também influenciam a nossa aparência, e há dois que merecem especial atenção: o selénio e o zinco. Ambos os oligoelementos contribuem para mantermos um aspecto saudável, cabelo e unhas saudáveis, sendo, por isso, essenciais para a beleza exterior.
Os europeus têm falta de selénio
Tanto o selénio como o zinco estão presentes na nossa alimentação, mas pode ser difícil obter os dois minerais em quantidade suficiente, se não se souber ao certo em que alimentos estão presentes. E isto é agravado pelo facto de o teor de selénio no solo agrícola europeu ser relativamente baixo, o que significa que também as colheitas têm menor teor de selénio. Por sua vez, a carne e os lacticínios dos animais de explorações agrícolas, que se alimentam das colheitas, também são pobres em selénio, pelo que o aporte insuficiente de selénio estende-se por toda a cadeia alimentar.
Suplemento alimentar perfeitamente equilibrado
Com o BioActivo Selénio+Zinco é fácil compensar eventuais défices alimentares. Os pequenos comprimidos castanhos fornecem selénio e zinco, e ainda vitaminas C, E e B6, numa dose perfeitamente equilibrada que permite suprir as necessidades. A fonte de selénio é a levedura de selénio dinamarquesa, patenteada, chamada SelenoPrecise, documentada em mais de 40 estudos científicos publicados, sendo considerada uma das fontes de selénio no mercado mais bem documentada. SelenoPrecise foi desenvolvido pela Pharma Nord em estreita colaboração com reputados cientistas, e tem sido usada em vários ensaios clínicos, inclusivamente no estudo inovador KiSel-10.
O grande poder do selénio na saúde humana
No nosso organismo existem cerca de 25-30 enzimas que dependem do selénio. Estas selenoproteínas, assim chamadas, não funcionam devidamente sem selénio em quantidade suficiente. Regulam várias funções do organismo, tais como:
- A glândula tiróide (metabolismo)
- O sistema imunitário
- O crescimento do cabelo e das unhas
- Produção de espermatozóides
- Protecção das células contra as oxidações indesejáveis
Segundo a investigação publicada, o ser humano precisa de cerca de 100-125 microgramas diários de selénio para o devido funcionamento das selenoproteínas. A alimentação europeia habitual fornece menos de metade dessa quantidade.