Na conferência “Novas Fronteiras na pesquisa de estudantes de PhD” realizada na Charles University, em Praga, no ano passado, foi discutido o papel do selénio na manutenção do metabolismo. Continue a ler e saiba porque razão este micronutriente é tão importante.
O oligoelemento selénio, que é essencial para a a saúde humana, foi um dos tópicos de discussão na 14ª Conferência Internacional de Médicos Pós-Graduados (Novas Fronteiras na pesquisa de estudantes de PhD), em Praga. Um estudo novo português que analisa o papel do selénio num distúrbio específico da tiróide, designado de Tiroidite de Hashimoto, destaca a importância deste mineral no funcionamento normal da glândula.
Fundamental em inúmeras funções
O funcionamento normal da tiróide é muito importante devido a várias razões, nomeadamente a capacidade de manter:
- o peso estável
- o cabelo e as unhas normais
- o sistema imunitário normal
- a força muscular normal
- o ritmo cardíaco normal
- etc.
Solo europeu é pobre em selénio
O peixe, os cereais, as nozes e as vísceras são consideradas boas fontes de selénio. No entanto, o solo agrícola europeu contém muito pouco selénio em comparação com os solos de outras partes do mundo, por exemplo nos Estados Unidos da América. Em média, um europeu apenas obtém cerca de 40-50 microgramas de selénio, diariamente, a partir da alimentação, enquanto que um norte-americano consegue obter o dobro ou mais.
Apoia selenoproteinas importantes
Investigadores que estudam o selénio tentaram fazer uma estimativa da quantidade de selénio necessária para se ter uma saúde óptima. Estudos demonstram que 100 microgramas por dia é suficiente para saturar uma das mais importantes selenoproteínas – a selenoproteína P (ou SelP). Temos cerca de 25 selenoproteínas responsáveis pelo controlo de várias funções biológicas vitais, sendo uma delas garantir que a glândula da tiróide funciona correctamente.
Levedura de selénio com elevada absorção
Uma boa forma de assegurar níveis adequados de selénio no sangue é tomando um suplemento. BioActivo Selénio contém SelenoPrecise, uma levedura de selénio única e patenteada que inclui 20 compostos orgânicos de selénio, que simulam a variedade natural de formas de selénio presentes nos alimentos. Estudos conduzidos com esta formulação comprovam que 88.7% do conteúdo do SelenoPrecise é absorvido pelo organismo. Foi precisamente devido à sua excelente biodisponibilidade que esta formulação foi seleccionada pelos investigadores envolvidos no grande estudo KiSel-10. Este estudo demonstrou que a toma diária de suplementos com selénio tem um impacto muito positivo na qualidade de vida e na saúde. O estudo foi publicado no International Journal of Cardiology, em 2013, e envolveu 443 homens e mulheres.