Está a reduzir o consumo de carne?

Descubra tudo sobre o selénio e o zinco e porque pode estar a ter carência destes nutrientes.

Não há absolutamente nenhum problema em seguir uma alimentação vegan ou vegetariana. Na verdade, têm muitos benefícios. Mas, se deixar de consumir carne e alimentos de origem animal, pode ser importante estar mais atento a certos nutrientes.

Porque é que o selénio e o zinco são importantes

Dois minerais que podem ser mais difíceis de obter em quantidades suficientes numa dieta à base de plantas são o selénio e o zinco. Ambos são essenciais para manter o sistema imunitário forte, manter os níveis de energia e contribuir para várias funções essenciais do corpo.

• O selénio está presente sobretudo na carne e no peixe
• O zinco encontra-se tanto em alimentos de origem vegetal como animal, mas o organismo absorve-o mais facilmente a partir de fontes animais

Fontes vegetais destes nutrientes

A boa notícia é que também é possível obter estes minerais a partir de alimentos de origem vegetal, por exemplo nos frutos secos, sementes, cogumelos e cereais integrais. Ao consumir regularmente uma variedade destes alimentos, garante boa parte das suas necessidades nutricionais.
Os suplementos alimentares são também uma maneira fácil de evitar carências nutricionais.

E as crianças?

Cuidar da nossa alimentação é uma coisa; quando há crianças envolvidas, é outra. Os mais pequenos comem muitas vezes o que os pais lhes servem, enquanto os mais velhos começam a fazer as próprias escolhas. Se toda a família segue uma alimentação vegetariana ou apenas à base de plantas, é fundamental garantir que todos — especialmente as crianças — recebem os nutrientes necessários para crescer de forma saudável.

O que dizem os investigadores

Os estudos mostram que os vegans e os vegetarianos tendem a apresentar níveis mais baixos de selénio e zinco quando comparados com quem consome carne. Não significa que as dietas à base de plantas sejam pouco saudáveis — apenas que exigem um pouco mais de atenção e planeamento.

Quando os suplementos podem ajudar

Se a sua família evita alimentos ricos em selénio e zinco, um suplemento como BioActivo Selénio+Zinco pode ajudar a suprir as necessidades diárias, a partir dos 12 anos.

Saiba mais sobre o BioActivo Selénio+Zinco aqui